Meme
Memes e redes sociais foram feitos um para o outro.
O objetivo de ambos os conceitos é fazer contato com pessoas online. Embora as redes sociais sejam uma plataforma de comunicação, os memes são uma maneira de expressar uma ideia com relevância cultural. O meme é uma imagem ou vídeo que representa os pensamentos e sentimentos de um público específico.
A maioria dos memes são fotos legendadas com o objetivo de provocar risadas. No entanto, há muitos memes de vídeo virais também.
Os memes são um fenômeno social mundial e um aspecto cada vez mais importante do marketing viral e da interação social. Os memes geralmente se relacionam a culturas ou subculturas existentes. Muitas vezes, os memes se espalham rapidamente por meio de redes sociais, e-mails e fóruns.
De onde vem a palavra “meme”?
O termo “meme” foi cunhado por Richard Dawkins, biólogo. Dawkins acreditava que as ideias culturais seriam como genes. Ele achava que nossos conceitos como sociedade se espalhavam de uma cérebro ao outro, multiplicando-se e sofrendo mutações enquanto avançavam. As tendências resultantes definiriam o que ele chamou de "meme".
A maioria dos “memes” modernos são piadas culturais locais. Constituem uma forma de conexão com pessoas na internet por meio de fotos exclusivas de reconhecimento imediato. Os memes coletam emoções, ideias e ações em formatos fáceis de traduzir. Os memes são ideais para a era digital.
Os benefícios dos memes para as marcas
Embora os memes sejam populares no mundo do consumidor, são também poderosos para as empresas. As empresas usam os memes para:
- Compartilhar informações em um formato divertido e fácil de lembrar.
- Humanizar a sua marca pela demonstração de personalidade.
- Apresentar conceitos complicados, como a cultura da empresa, de forma exclusiva.
- Gerar maior interação com o público.
Por que os profissionais de marketing estão utilizando memes
A maioria dos usuários da internet passa cerca de 100 minutos por dia nas redes sociais. A maioria de nossas conversas hoje envolve piadas e referências feitas online. Seja uma foto de um influenciador social ou um vídeo de uma marca, os memes estão afetando a linguagem dos clientes online. Isso significa que as marcas precisam aprender a adaptar sua publicidade a este novo mundo.
Os memes provocam reações melhores do público porque são desenvolvidos para as redes sociais. As pessoas compartilham os memes naturalmente como parte da experiência online, por isso são uma ótima maneira de aumentar a interação.
Como utilizar memes nas redes sociais
As marcas que utilizam memes nas redes sociais precisam de uma estratégia.
Como qualquer outro plano de marketing social, publicar memes deve ser um processo medido e específico para o público. Lembre-se de:
- Segmentar seus clientes: conheça o senso de humor do seu público antes de começar a publicar. O humor tem um espectro muito amplo e um planejamento inadequado pode ofender as pessoas.
- Criar memes da marca: em vez de copiar e colar memes, as organizações costumam ter melhores resultados quando criam suas próprias fotos e seus próprios vídeos. É importante entender o contexto da imagem ou do vídeo que você vai utilizar.
- Não force: se os memes parecerem forçados ou deslocados, prejudicarão a sua reputação. É importante que o uso dos memes pareça natural.
- Não abuse dos memes: é melhor utilizar os memes com moderação e nas circunstâncias certas. Memes em excesso na sua linha do tempo farão com que seus clientes questionem o seu profissionalismo.
compre nossos cheeseburgers pic.twitter.com/tohfFsyeR4
— Wendy's (@Wendys) 28 de Junho de 2018
Recomendado para você
- Categorias
5 ways social media listening increases customer advocacy
Published on February 1, 2024 Tempo de leitura 10 minutos - Categorias
11 social media trends you need to know in 2024
Published on February 1, 2024 Tempo de leitura 11 minutos - Categorias
Aumente as interações no YouTube: 10 maneiras que realmente funcionam
Publicado em 31 de janeiro de 2024 Tempo de leitura 9 minutos - Categorias
O tamanho perfeito da foto de capa do Facebook
Publicado em 30 de janeiro de 2024 Tempo de leitura 6 minutos