Marketing viral
Todas as equipes de marketing criam conteúdo na esperança de que a mensagem se espalhe como fogo incontrolável em todos os pontos de contato do consumidor. Marketing viral é o nome dado aos métodos promocionais que explodem naturalmente pelo boca a boca e pelos comentários digitais.
O marketing viral gera interesse de maneira natural por meio de material relevante e divertido, que se espalha como um vírus pela internet. Assim como o vírus, o marketing viral se espalha passando de pessoa para pessoa e de canal para canal, chamando a atenção a uma velocidade incrível.
Por serem concebidas para compartilhamento, as redes sociais são o habitat natural do marketing viral. Por exemplo, pode aparecer um vídeo inspirador no YouTube e os seguidores compartilharem esse vídeo no Twitter, no Facebook e no LinkedIn.
Fundamentos do marketing viral
O marketing viral adota uma abordagem concentrada no cliente para fazer a promoção. Embora não haja uma fórmula concreta para criar conteúdo que se torne viral, as melhores campanhas são as que entendem:
- O que as pessoas querem ver
- Por que as pessoas compartilham conteúdo
- Como os clientes compartilham conteúdo
O marketing viral depende da capacidade de alinhamento do conteúdo com as necessidades de um público específico, que o inspire a compartilhar. A maioria das campanhas virais oferece:
- Utilidade: as pessoas geralmente compartilham conteúdo que consideram relevante ou útil para si mesmas e para os outros. Conteúdo que traz informações úteis, que nunca foram mencionadas por outras empresas, sempre receberá mais atenção do que os materiais genéricos.
- Impacto emocional: mensagens que despertam emoções em um público específico levam ao compartilhamento. No entanto, para viralizar, a maioria das campanhas precisa gerar rapidamente uma conexão emocional. As campanhas virais podem inspirar emoções positivas e negativas.
- Dimensionamento: o conteúdo viral precisa se espalhar de forma rápida e natural. Adicionar botões de compartilhamento social nos blogs e incentivar as pessoas a compartilhar, retuitar ou publicar o conteúdo em seus próprios feeds nas redes sociais costuma ajudar.
As empresas podem acompanhar a natureza viral do conteúdo por meio de ferramentas de análises e de redes sociais, como o Sprout Social.
Benefícios do marketing viral
O marketing viral é uma forma rápida e eficaz de chamar a atenção e gerar interação online. Os benefícios são:
- Alcance excepcional: por meio do boca a boca, o conteúdo viral alcança clientes e mercados que suas campanhas jamais alcançariam sozinhas.
- Abordagem natural: seus clientes compartilham conteúdo viral com amigos e familiares porque desejam oferecer informações relevantes ou interagir por meio de experiências emocionais. O marketing viral cresce naturalmente e não é invasivo nem irritante para o seu público.
- ROI de baixo custo: como o impacto do marketing viral se expande de forma orgânica, as empresas não precisam investir muito na promoção do conteúdo. Com um custo inicial mínimo, o marketing viral gera resultados enormes.
- Construção de marca: o conteúdo viral faz com que as pessoas falem sobre uma empresa e o impacto permanece por meses ou anos após a campanha.
É importante ressaltar que a natureza de disseminação rápida do conteúdo viral pode ser uma faca de dois gumes. É possível que algumas mensagens se tornem virais pelos motivos errados. Quando isso acontece, é difícil proteger a reputação da marca. O segredo do sucesso do conteúdo viral é ter o cuidado de compartilhar materiais que tenham sido criados para atender ao público-alvo.
Recomendado para você
- Categorias
5 ways social media listening increases customer advocacy
Published on February 1, 2024 Tempo de leitura 10 minutos - Categorias
11 social media trends you need to know in 2024
Published on February 1, 2024 Tempo de leitura 11 minutos - Categorias
Aumente as interações no YouTube: 10 maneiras que realmente funcionam
Publicado em 31 de janeiro de 2024 Tempo de leitura 9 minutos - Categorias
O tamanho perfeito da foto de capa do Facebook
Publicado em 30 de janeiro de 2024 Tempo de leitura 6 minutos